Vilage no Samba é campeã do Grupo Especial e Globo de Ouro vence a Série A no Carnaval de Nova Friburgo
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Vilage no Samba: Grupo Especial Carnaval 2026 - Nova Friburgo
Isabella Chaboudt
A Vilage no Samba foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval de Nova Friburgo em 2026. Ela somou 179,9 pontos após os desfiles de domingo (15) e chegou ao 30º título. A escola ganhou por um décimo de diferença da Unidos da Saudade, que fez 179,8 pontos.
Na Série A, a Globo de Ouro, que desfilou no sábado (14), venceu com 269,6 pontos e alcançou o tetracampeonato e o 17º título. Apresentou o tema afro-religioso com um enredo dedicado ao terreiro Ilê Oxumarê, de Salvador.
Este ano, a leitura das notas ocorreu na Oficina Escola de Artes, no antigo fórum, que fica na Praça Getúlio Vargas, esquina com a Rua Doutor Ernesto Basilio. Tradicionalmente, a apuração acontecia no Estádio Eduardo Guinle, conhecido como Estadio do Friburguense, com presença de público. Desta vez, o acesso foi restrito.
A decisão da Liga Independente das Escolas de Samba seguiu recomendação da Polícia Militar e da Prefeitura de Nova Friburgo.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Vilage no Samba
Vilage no Samba: veja como foi o desfile da escola do Grupo Especial no carnaval 2026
A Vilage foi a última a entrar na Avenida Alberto Braune e levou para o público um enredo sobre o candomblé, com um desfile que exaltou as religiões de matriz africana, a fé e a ancestralidade.
A escola apresentou um desfile com mais de 800 componentes, 17 alas, quatro carros alegóricos e um elemento cênico na comissão de frente.
O enredo mergulhou nas raízes da cultura afro-brasileira, com destaque para simbologias de axé, culto aos orixás, cantos e visualidades que celebram a diversidade religiosa. O público reagiu com entusiasmo ao desfile, que encerrou a noite com vigor.
Globo de Ouro
Globo de Ouro: veja como foi o desfile da escola do Grupo A no Carnaval 2026
A Globo de Ouro foi a terceira escola a desfilar, com 650 componentes e três alegorias. O enredo "De Benin para Bahia – Bábá Talabi, fundador do Terreiro Ilê Oxumarê em Salvador" reconstruiu a trajetória da Casa de Oxumarê, que remete à formação do candomblé no Brasil, destacando ancestralidade, resistência e herança cultural.
Após a apuração, a comunidade celebrou a conquista na quadra, no bairro Vila Amélia.
Homenagem no troféu
O troféu de campeã deste ano, em Nova Friburgo, presta homenagem a Maria Conceição de Oliveira, a “Tia Conceição” — baluarte do carnaval, fundadora da Imperatriz de Olaria, integrante da Velha Guarda e figura de referência para o samba friburguense. Tia Conceição morreu em dezembro de 2024 e é lembrada pela contribuição à história do carnaval da cidade.
Classificação – Grupo Especial
Vilage no Samba – 179,9 (30º título)
Unidos da Saudade – 179,8
Alunos do Samba – 179,7
Imperatriz de Olaria – 178,4
Classificação – Série A
Globo de Ouro – 269,6
Unidos do Imperador – 269
Raio de Luar – 269
Bola Branca – 267,8