Supermercados fechados aos domingos no ES: veja regras para shoppings, mercearias, açougues e materiais de construção
21/02/2026
(Foto: Reprodução) Amanhã é o último domingo com supermercados abertos; novas regras mudam em março
Neste final de semana, os capixabas terão o último domingo com supermercados de portas abertas em todo o Espírito Santo. Isso porque a partir de 1º de março, todas as lojas terão que ficar fechadas aos domingos, após um acordo da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comerciários.
As novas regras incluem outros estabelecimentos do gênero alimentício, como mercearias, minimercados e atacarejos. O mesmo vale para lojas de material de construção.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A exceção fica por conta de estabelecimentos que são mantidos por familiares, como pequenas vendas e mercearias sem funcionários registrados.
Os shoppings não foram afetados pela restrição e seguirão abertos normalmente aos domingos e feriados em todo o estado. Açougues e padarias também podem abrir as portas.
A nova convenção permite abertura em feriados, exceto Ano Novo, Natal e Dia do Trabalho. Essas regras de supermercados fechados aos domingos valem até o dia 31 de outubro.
LEIA TAMBÉM:
VULNERÁVEL: Homem de 27 anos é preso por estupro de adolescente de 12 anos com quem mantinha um relacionamento
ATAQUE: Três homens são mortos e uma mulher é baleada durante churrasco em São Mateus
Supermercado no Espírito Santo. Compras. Movimento. Supermercados
Reprodução/TV Gazeta
Confira as regras:
Supermercados: não podem funcionar aos domingos, conforme a nova convenção coletiva. A mesma regra vale para mercearias, minimercados e atacarejos.
Material de construção: as lojas devem estar fechadas aos domingos.
Açougues e padarias: podem funcionar aos domingos. Os empregados desses estabelecimentos não estão incluídos na categoria dos comerciários de supermercados e, portanto, ficam fora das novas regras.
Comércio de rua: não há impedimento para abertura aos domingos.
Shoppings: as lojas são liberadas para funcionar aos domingos.
Os supermercados no Espírito Santo já ficaram fechados anteriormente em função de convenção coletiva por nove anos, entre 2009 e 2018.
Na época da assinatura da convenção coletiva de trabalho, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) chegou a afirmar que o fechamento dos supermercados aos domingos foi motivado, principalmente, pela falta de mão de obra para atuar nos estabelecimentos.
Outro ponto definido no acordo foi o pagamento de auxílio-alimentação mensal de R$ 150 para os trabalhadores do comércio. A categoria também recebeu 7% de reajuste salarial, e o novo piso passou para R$ 1.650.
Supermercado no Espírito Santo. Compras. Movimento. Supermercados
Reprodução/TV Gazeta
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo