'Papai Noel dos Correios' recebe cartas de crianças para doação de presentes para o Natal; veja como adotar pedidos
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Campanha 'Papai Noel dos Correios' 2025 começa em Pernambuco
A campanha "Papai Noel dos Correios" de 2025 inicia nesta terça-feira (11). A ação social chega em sua 36ª edição e ocorre em todo o país. A iniciativa busca pessoas que queiram adotar cartinhas ao Papai Noel feitas por crianças.
As cartas para adoção ficam disponíveis nas agências dos Correios e também pela internet. Já é possível enviar cartas, que, neste ano, também podem ser digitalizadas e cadastradas online, pelo Blog do Noel, até o dia 19 de dezembro.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O lançamento da campanha deste ano aconteceu no Teatro Fernando Santa Cruz, que fica no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A cerimônia contou com a participação de 100 alunos da Escola Municipal Rotary, também de Olinda, que já deixaram suas cartinhas com pedidos.
A Mamãe e o Papai Noel chegaram ao evento de abertura após desfilarem em cortejo pelas ruas de Olinda. A iniciativa é realizada há 36 anos e já contabiliza quase 7 milhões de cartinhas atendidas em todo o Brasil. Só no ano passado, 350 mil cartas de crianças brasileiras foram adotadas.
"A criança matriculada em escola pública bota a cartinha do Papai Noel dos Correios, coloca o remetente, os dados dele, o endereço, o CEP e coloca o CPF. Ela solicita seu presente e é acolhida pelos Correios. Posteriormente existe a doação pelo padrinho", explicou o superintendente dos Correios em Pernambuco, Ricardo Santos.
É possível adotar as cartinhas pela internet ou indo presencialmente até uma unidade dos Correios. No site da campanha, a adoção é feita na seção "Adoção Online", onde a pessoa deve indicar a localidade da carta que pretende pegar.
Os presentes precisam ser identificados com as informações da carta adotada e devem ser entregues na agência dos Correios mais próxima do local escolhido.
Durante o lançamento da campanha, o estudante Jadson Figueira Paulino da Silva compartilhou a cartinha que escreveu com todos que estavam no teatro. "Meu desejo é ganhar um carrinho elétrico. Espero que atendam esse meu pedido", dividiu.
"Eu pedi para o Papai Noel: 'Papai Noel, por favor, tenta me dar um patinete. É meu sonho'", disse Esther Vitória Santos, de 9 anos.
Como mandar cartas ao Papai Noel
Detalhe de desenho de criança enviado para a campanha Papai Noel dos Correios.
Reprodução/ TV Globo
Para cadastrar a cartinha no Blog do Noel, é preciso informar alguns dados da criança que está fazendo o pedido. Entre as informações necessárias estão:
Nome e CPF da criança;
Nome da instituição na qual a criança é vinculada, como escola, casa de acolhimento ou creche;
No caso de crianças sem vínculo com instituições, só é necessário os dados pessoais;
A cartinha com o pedido, que pode ser anexada no formulário online;
Quantidade de presentes pedidos.
Os Correios reforçam que no texto das cartas não deve conter endereço, telefone ou foto da pessoa que escreveu.
Após a triagem, as cartinhas são disponibilizadas nas agências dos Correios participantes e no Blog do Noel, onde qualquer pessoa pode se tornar padrinho ou madrinha e adotar um pedido.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
e